quarta-feira, abril 12, 2006,1:39 PM
É Sempre Bom Continuar Mantendo o Respeito...



Há 20 anos, quando o Master Of Puppets foi lançado, pegou todos os headbangers e a indústria especializada de assalto. Acostumados com discos de produção mediana ou com canções que invocavam dragões e elfos para batalhas fantasiosas, o Metallica era tido como um bicho estranho. Com uma postura violenta aliada a uma consciência social, seus dois primeiros discos foram acolhidos muito bem pela crítica especializada, mas ainda não tinham saído do gueto underground para os ouvidos do mundo inteiro.

Porém, foi apenas com Master Of Puppets que a coisa começou a ficar realmente séria, nenhuma banda da cena thrash metal tinha conseguido compor um pertado de som tão nítido e extremamente pesado, erguido com muralhas de guitarras que tiraram o sono de muitos guitarheroes no mundo inteiro.

Mas a brutalidade não estava sendo gratuita, dava pra notar um certo amadurecimento técnico nos arranjos e nas letras das músicas que narravam o pesadelo de jovens sendo mandados a uma guerra que não dizia respeito a eles, mas aos suspeitos interesses de seu país. E logo se tornou um clássico instantâneo, a reformulação que o metal estava pedindo desde que o Black Sabbath bateu as botas.

Para os fãs mais tradicionais este disco tem uma áurea única, por ter sido o último registro de estúdio do baixista Cliff Burton, um dos ícones mais míticos da história do metal, sendo considerado, por muitos, o deus do contra baixo, que morreu após um acidente com o tourbus e para muitos o final da era pura do Metallica.

Uma Homenagem "Duvidosa" ?



Juntando a este histórico, nada seria mais oportuno para a Kerrang!, lançar um disco tributo celebrando o aniversário de 20 anos do Master Of Puppets, apresentando esta obra-prima a um público novato que desconhece as raízes de seus artistas mais queridos. Resgatando um pouco do respeito que o Metallica perdeu e mostrando que alguns de seus maiores clássicos, continuam mais atuais do que nunca.

Mas qualquer boa intenção pode ser desmistificada, principalmente, se for considerar a primeira impressão que vem a mente, pois dificilmente um tributo consegue fugir do estigma de caça-níqueis barato. Ainda mais em relação a uma banda com o número de escândalos que o Metallica tem feito nos últimos anos, que chorava cada centavo perdido nos serviços de download gratuito e oficializando tributos bem dispensáveis, como uma releitura hip hop do Black Album. É natural ficar com os dois pés atrás, ainda mais sobre um tributo organizado por uma revista tão picareta quanto a Kerrang!.

Todas as suspeitas poderiam ser bem justificáveis, se não fosse por um detalhe bem honesto que só pode ser constatado depois da primeira audição, eles conseguiram manter o respeito com a obra-prima do metal oitentista. As releituras pouco fogem dos arranjos originais, e claro, ganham um certo peso devido às novas tecnologias de engenharia de estúdio, mas sem destruir aquela pegada que só o Metallica tem.

A banda que mais chega perto disso é o veterano Machine Head com uma versão pesadíssima da já pesada, Battery. Os outros artistas também não fazem feio, e conseguem reproduzir todos os detalhes do disco numa certa precisão, com uma ou outra liberdade artística proveniente da identidade de cada banda.

Como é o caso do Mastodon, que fez uma boa releitura da instrumental Orion, outros podem até surpreender como o Funeral for a Friend que foge totalmente do emocore para mostrar o seu rabo pontudo do metal em Garage Inc ou ao Chimaira que tocou direitinho a fenomenal Disposable Heroes. O único senão fica para o Bullet for my Valentine que deixou Sanitarium meio melosa, mas é só escutar a versão do Mendeed para The Thing That Should Not Be e os detalhes negativos ficam em segundo plano.

No final das contas, temos uma homenagem bem equilibrada e mais digna do que a promovida pelo Mtv Icon, por exemplo, que tinha artistas descartáveis fazendo versões realmente muito ruins para os clássicos de uma banda que já foi um motivo de orgulho para os seus fãs.

V.A. - Kerrang Presents Remastered - Metallicas Master Of Puppets Revisited (2006)
Nota: 8,0
Download de Torrent

 
Escrito por Tiago Trindade
Link Permamente ¤